Tirando passaporte

Olá, olá!!!!

Já voltei para falar mais um pouquinho da minha incrível viagem. Vim dividir com vocês como foi a experiência do primeiro passo, tirar passaporte.

Para muitos o primeiro passo é pesquisar, escolher hotel, escolher o dia.... mas no meu caso é um pouco diferente porque como vou acompanhar minha irmã num projeto de intercâmbio cultural, a própria empresa responsável já montou todo o pacote (voo, hotel, translado, ingressos dos parques, programação, café da manhã....praticamente tudo). Para quem fosse aprovado no teste bastava aceitar o pacote ou não. Por isso que a primeira providência que eu realmente tive que tomar foi tirar o passaporte.



Para isso peguei as orientações de documentação necessária no site da Polícia Federal, que é quem emite o passaporte. No site tem várias informações sobre documentação necessária, mas é tudo muito confuso, por isso foi lendo e escrevendo num papel a parte quais documentos eu precisava levar. Eu não precisava, por exemplo, de autorização dos pais, mas precisava da comprovação de votação - aquele papelzinho pequeno que nos dão toda vez que votamos... sim, eles são necessários, guarde-os! Mas você também pode pegar um documento no site da justiça eleitoral comprovando que sua situação de eleitor está ok, foi o que fiz.

Bem, quem agendou foi minha mãe, pois ela já agendou para mim e para a Annanda. E o agendamento estava bem demorado, ela agendou em agosto para início de novembro. Então desde o agendamento tive tempo o suficiente para separar a documentação. Foi necessário atualizar meu RG (que tinha mais de 10 anos desde a data de emissão - sim, RG vence e precisa ser renovado a cada 10 anos). Precisei ir até a Receita Federal pegar um documento que comprovasse que meu CPF e o CNPJ da minha antiga loja estavam regularizados, sem pendências. Não que fizesse parte da documentação pedida pela Polícia Federal, mas no sistema do banco estava constando que tinha algo em aberto, então aproveitei e já fui atrás desse documento para resolver tudo. Realmente não tinha nenhuma pendência, que bom! Também fiz o RG da minha filha, aproveitando o barco.

Enfim, depois de toda a documentação separada, era o dia de comparecer ao posto da Polícia Federal que, no meu caso, foi muito fácil, pois tem um posto no Campinas Shopping, bem pertinho do trabalho. Meu horário era 15h30. Cheguei mais cedo, mas foi inútil, porque só liberam você dar entrada 5 minutos antes do seu horário agendado.

A moça nos chamou, conferiu se toda a documentação estava ali e pediu para aguardar ser chamado pelo nome. A minha parte estava certinha, mas no caso da minha irmã, que é menor de idade, era necessário que a autorização dos pais tivesse firma reconhecida por autenticidade, ou seja, o cartório teria que reconhecer a assinatura feita na hora, na frente deles. Existe também o reconhecimento por semelhança, que é quando eles comparam um documento assinado com uma assinatura da mesma pessoa cadastrada no sistema deles. Se for igual, então recebe o selo.
Mas para conseguir o visto para menor de idade com a autorização de viajar desacompanhada era preciso que as duas assinaturas fossem por autenticidade, caso os pais não estivessem ali. Como meu pai não estava nós tivemos um trabalhinho, pois tive que fazer o meu, sair correndo pegar meu pai, ficar no lugar dele na loja para ele e minha mãe comparecerem. O pessoal de lá foi bem compreensivo com o caso e deu tudo certo! Ufa!

Mas voltando um pouco, quando chamam seu nome você entra em uma sala e aguarda. Eu esperei cerca de 50 minutos. Quando te chamam você entra em uma salinha, uma pessoa recolhe as digitais de todos os seus dedos, tira uma foto sua (sem sorriso largo, existe um padrão para foto de passaporte) e te entregam um protocolo. Pronto, primeira parte ok.

Depois é só esperar cerca de 6 dias para retirar o passaporte.

Você pode acompanhar pelo site da Polícia Federal através do protocolo que recebeu. Quando o passaporte está pronto e disponível para retirar você recebe um e-mail avisando. Aqui foi um pouquinho complicado porque, apesar de ser perto, a retirada de passaporte tem horário certo para acontecer. Neste posto que eu fui, se me lembro bem, era das 10h às 12h e das 13h às 15h. Bem limitado. Mas para retirar é muito simples, você entrega seu RG, ela vai te entregar seu passaporte, pedir que assine na frente dela e pronto!

Passaporte é simples de tirar, não tem entrevista nem reprovação, é um documento nacional, emitido e gerenciado pelo Brasil. Algumas pessoas as vezes confundem com visto, mas não é.

E agora é partir para o passo 2: tirar visto americano...

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo