O bom uso do Twitter







Isso mesmo, vou falar de Twitter! Hoje é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar neste passarinho azul. O twitter veio igual um vírus e ficou! O que acontece é que ele teve um crescimento muito rápido e poucas são as pessoas que fazem um bom uso desta incrível ferramenta. Neste post, pretendo mostrar minha experiência de marketeira para falar um pouquinho do amiguinho voador.

Meu primeiro contato com o Twitter foi na época da morte do Michael Jackson, há quase um ano. Foi com essa notícia que o site cresceu absurdamente aqui no Brasil, embora já fosse conhecido e muito utilizado em outros países. Para quem não sabe, vou definí-lo com uma frase que ouvi certa vez:

"O Twitter é como um bar. Lá dentro tem várias pessoas, de vários estilos e gostos e cada uma com uma história diferente. Você pode escolher quem você quer ouvir e, se depois de um tempo essa pessoa ficar chata, você tem toda a liberdade de levantar-se da mesa e ir para outra."

A maioria das pessoas o conhecem como um mini-blog, embora, particularmente, eu não goste desta  definição. Muitos criticam o Twitter pelo número de caracteres (140) que ele permite escrever a cada publicação (chamado de tweet). Outros adoram a expansão de contatos que é possível fazer em pouco tempo dentro do site. A questão não é quem está certo ou errado, essa classificação de bom ou ruim é gosto, cada pessoa define como quiser, mas acho importante que todos saibam os benefícios que determinada ferramenta pode trazer, mesmo que depois de ter esse conhecimento você diga "realmente não gosto do Twitter" ou "eu tinha razão em amá-lo".

Falando sobre pessoas e empresas
Há um uso diferente para pessoas e empresas, dependendo do tipo de usuário o conteúdo é diferenciado. Normalmente o uso para empresas é muito específico, fala somente sobre a própria marca ou sobre um determinado assunto.
Já pessoas (físicas) tem um "repertório" mais livre, podendo falar de assuntos variados sem uma necessidade em atingir um público específico a toda hora.
Porém, tanto um quanto o outro, para fazer bom uso do Twitter, precisam planejar suas publicações, pensando em qual a finalidade da ferramenta para ele, individualmente.

Pessoas físicas
Planejar tweets não é tão difícil assim. Para pessoas físicas leva apenas alguns minutos de reflexão. Pense:
- Por que eu quero ter um twitter?
- Qual o tempo que terei disponível para ele?
- Qual assunto eu gostaria de tratar? Por quê?
- Quem eu quero agradar/atingir?

Essas perguntas ajudam muito a definir como será o seu Twitter. Talvez tenham alguns assuntos que você gosta, mas percebe que não tem tempo suficiente para tratar dele de forma completa. Pode perceber também que o motivo de criar um Twitter é apenas porque seu amigo criou também, ai é um ótimo momento para pensar bem, pois nada que façamos apenas por fazer nos trás retorno[e quando digo retorno falo do que é importante para cada um em momentos específicos, as vezes pode ser dinheiro, alegria, comentários, divulgação, enfim, há uma infinidade de vantagens que podem ser consideradas lucro].

Empresas
Se ao invés de uma pessoa física você é uma empresa (ou responsável pelas mídias sociais de alguma), então a sugestão é que procure saber muito sobre o seu público alvo. O seu Twitter terá que agradá-los ao ponto que eles achem interessante seguir a marca. É importante levantar os seguintes dados:
- Qual é o público que tenho hoje?
- Qual o público que desejo alcançar?
- Quais os assuntos interessam estas pessoas?
- Qual a liberdade que tenho para falar no Twitter (quem escreve, quais as fontes, posso citar outros site)?

Assim como para pessoas físicas, para empresas o Twitter também será um lugar extremamente "individual", onde os assuntos devem condizer com a filosofia da empresa e com seu planejamento estratégico (assunto para outro post, futuramente). Acho importante ressaltar que promoções e ofertas são até interessantes de serem anunciadas em tweets, mas ficar o tempo todo falando apenas da loja sobre coisas que qualquer um poderia ver apenas ao acessar o site, não é legal. É uma prática que, com o tempo, cansa o seguidor. Ele começou a "ouvir" o que a empresa dizia porque eram coisas interessantes. Se ele quisesse saber da empresa ele acessava o site e lia o "quem somos".
É essencial que as empresas entendam que um bom uso do Twitter é não enchergá-lo como uma ferramenta primariamente comercial. Para vendas existem outras mídias. Uma das melhores formas de ganhar fama no Twitter como empresa é sendo um canal útil ao leitor, onde ele possa sempre visitar e encontrar dicas sobre aquilo que gosta.


Sobre o conteúdo dos tweets:
Pessoal, por favor, não usem aqueles 140 caracteres para dizer o que você está fazendo. Se você ainda não ficou famosa(o) no BBB, o melhor é deixar estes detalhes da sua vida para outras ocasiões. No Twitter o interesse pelo seu perfil pode sumir rapidamente se seus seguidores receberem todos os dias "acordei tal hora", "indo almoçar", "sai do trabalho", "que sono! vou dormir". Entediante, não é mesmo?
Então vamos aproveitar a ferramenta para falar aos seguidores sobre o que você descobriu, o que viu e que acha importante compartilhar. Muitas vezes podem ser opiniões próprias, isso não é ruim, mas desde que seja algo que beneficie quem lê. Agregando valor, está valendo.


Considerações:
Não há uma fórmula mágica para usar o Twitter conscientemente e ter lucro com ele. Mas é por isso que a ferramenta é tão interessante, porque permite que cada um crie seu conteúdo e compartilhe com milhões de outros usuários.
ótimo centro de contatos.

Espero ter passado um pouquinho do que sei e que tenha melhorado seu entendimento sobre o Twitter. Foi um prazer!

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