Patriotismo do brasileiro

Particularmente, eu acho lindo esse clima de copa do mundo. É ótimo sentir a energia de milhões de pessoas focadas num só objetivo, gritando ao mesmo tempo e sorrindo com você! É contagiante, dá motivação e inspiração. O que a copa trás de bom todos já sabem e muitos aproveitam demais, mas dessa vez o assunto é sobre a torcida.


Apesar de achar linda essa festa toda, não consigo parar de pensar em como o patriotismo do brasileiro é, de certa forma, falso. Primeiro vamos enteder o que é patriotismo:

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão).É a união plena de um por todos e todos por um. É amar a pátria como se aos seus próprios filhos.
(definições de fontes variadas)

Agora, por que considero falso?
Porque só vejo essa motivação toda de quatro em quatro anos. Porque gritar o nome do país é algo que só ouço em época de copa do mundo. Porque chorar pelo país com uma bandeira na mão é uma cena frequente, apenas na copa do mundo. Porque os carros só buzinam na rua quando o time do Brasil faz um gol em copa do mundo!

Como podemos negar que somos patriotas falsos com todas essas evidências, que aliás, todos conhecem? O problema maior não é o que fazemos na copa, mas o que não fazemos em outros momentos.
Alguns podem dizer que é pelo fato da copa do mundo ser um evento que acontece poucas vezes e que é visto mundialmente, mas aí eu penso em tantos outros eventos que deveriam ser admirados e consagrados tanto quanto este.
Por que não vestimos verde e amarelo nas olímpiadas quando tem jogo de basquete? Por que não fazemos aquelas maquiagens lindíssimas, nas cores da bandeira, quando a equipe de ginástica artística se apresenta? 
Se a questão é o tipo de esporte, então eu faço uma última pergunta: Por que não tocamos nossas cornetas e vuvuzelas quando o time feminino de futebol joga nas olimpíadas e dá um show?

Acho que está na hora dos brasileiros sentirem orgulho do seu país todo os anos, em todos os jogos, em todos os eventos, em toda participação nacional, como a eleição que está chegando, por exemplo. Acho que o patriotismo é uma demonstração belíssima de amor e não deve ser guardada na gaveta com a camisa número dez por quatro anos. 
Vamos pensar no Brasil como um país cheio de virtudes, como ele realmente é. Vamos reconhecer e vibrar com seus atletas, independente do esporte ou do tipo de campeonato, vamos ser patriotas em tempo integral, vamos ser brasileiros de verdade!

Eu acredito que para isso é preciso um de cada vez fazer sua parte, como em todas as grandes mudanças. A minha parte eu vou fazer! E você?

6 comentários:

  1. Gostei! Uma excelente abordagem....
    porém vc tratou apenas de patriotismo nas comemorações. Porém o brasileiro precisa ser mais patriota nas decisões políticas e sociais, além do respeito as leis contitucionais.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo sim Josean, tanto que citei em um momento do texto sobre utilizar esse patriotismo na eleição deste ano, mas não aprofundei o assunto de política porque não é uma área que me interessa discutir. Mas sua observação é extremamente válida! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Andressa! Você falou bem sobre o assunto.
    O problema é que no nosso país o esporte mais aclamado é o futebol, por toda a sua história.
    Porém com o passar dos anos os outros esportes tem adquirido mais espaço no coração dos brasileiros.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Oii Andressa, pois é, concordo com você, nós brasileiros temos muuito disso mesmo, só nos "revelamos" patriotas em época de copa do mundo e quando esta acaba, os outros 4 anos seguintes são para reclamar e propagar os defeitos aos quatro cantos desta pátria, sabemos que realmente este não é um país de 1º mundom,que ainda há muita miséria, mas independente de tudo, este É O NOSSO PAÍS, o qual devemos amar sempre.
    Gostei do post, já tô te seguindoo, flor!!

    Bjosss!!!

    www.toaletefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii, obrigada pela visita e comentario no CDM. Bjuuu

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor! amei seu blog e já estou seguindo!!o layout é showw!
    e sobre o que vc falou do patriotismo só na época da copa é verdade pq até mesmo os produtos nacionais são desvalorizados pelos proprios brasileiros.
    bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo