Por isso você, convidado, precisa saber algumas coisinhas para tratar com o maior respeito esse tempo que os noivos gastaram elaborando a festa perfeita para eles e para você, claro!
Nas festas que já trabalhei pude notar a falta de conhecimento de alguns convidados em relação a pontos muito importantes. Cada um deles, se ignorado, pode comprometer toda a festa. De verdade, não estou exagerando, já vi isso acontecer.
Então vamos lá, peguem papel e caneta, post-it, imprimam, amarrem fitinha no dedo... e anotem essas dicas valiosas sobre casamentos que você precisa saber:
1- Confirme presença
Em 90% dos casamentos existe o pedido de confirmação de presença. Normalmente vem escrito no convite até que dia você pode confirmar e quais os meios para isso (telefone, site ou e-mail). A confirmação não é uma simples frescura para saber quem vai ou não. Na verdade é uma forma de organização e controle para os noivos, pois na hora de planejar um casamento percebe-se que o investimento é bem alto. O valor por pessoa fica em torno de R$ 200,00 para festas tradicionais de 150 pessoas. A confirmação é importante que ocorra antes da data informada no convite para que os noivos possam se preparar de acordo com o número de convidados confirmados. Em alguns casos eles podem reduzir a quantidade de convidados que tinham imaginado e economizar um pouquinho para a lua de mel. Em outros casos é preciso aumentar o número de pessoas fechadas com os fornecedores para que todos sejam bem atendidos. Então não se esqueça de confirmar, na dúvida, confirme assim que receber o convite (tanto para dizer que vai quanto para dizer que não vai). É bom para você e para os noivos!
2- Ser pontual é importante
Se o convite marca 19h, significa que você deve chegar às 19h. Atrasos não são elegantes, não mais. Hoje em dia todos os profissionais que trabalham nesses eventos tem horários para cumprir, principalmente igreja e salão de festas. Se os noivos passarem do horário em um desses locais, é provável que tenham que pagar uma multa, que não é nada baixa. Então não se atrase.
3- Se levar o presente na festa, coloque seu nome
Não deu para entregar antes, tudo bem, não é o fim do mundo. Pode levar o presente para a festa, sem problemas. Não entregue na igreja, apenas no salão de festas e nas mãos da cerimonial. Lembre-se de etiquetar o presente indicando o nome de quem está presenteando os noivos. Caso o evento não tenha cerimonial, fique com o presente (ou deixe no carro) até que veja uma oportunidade de entregar aos pais sem que atrapalhe a cerimônia ou o protocolo da festa.
4- Os noivos, normalmente, não cumprimentam os convidados na porta da igreja
Se a cerimônia for em um lugar diferente da recepção, então não fique afobada para cumprimentar os noivos na saída. É comum que eles partam logo em direção ao local onde será realizada a recepção, novamente por aquela questão de horário, pois o cumprimento dos convidados acabaria demorando muito. Se houver um momento específico para o cumprimento, provavelmente será no espaço da recepção. Caso não aconteça até depois do jantar/almoço, então fique a vontade para dirigir-se aos noivos e cumprimentá-los. Alguns escolhem não passar de mesa em mesa (existem muitos motivos para isso), mas é melhor aguardar, pois os noivos tem muitos "afazeres" até que o jantar/almoço seja aberto, inclusive comer.
5- Deixe os noivos comerem
Eles escolheram um cardápio especial, pagaram caro por ele (pode crer), passaram o dia todo ansiosos e talvez nem tenham lembrado de comer. Quando o jantar ou almoço for servido, provavelmente será o momento que eles perceberão a fome e terão um tempinho para relaxar, então tente não incomodá-los, os coitadinhos tem fome também.
6- Existe uma ordem para os acontecimentos da noite
Mesmo que não tenham contratado um serviço de assessoria e cerimonial, todo o evento tem uma ordem dos acontecimentos. É muito comum que os casamentos tenham horários para que algumas coisas aconteçam: entrada dos noivos, brinde, corte do bolo, abertura do jantar, dança dos noivos, passagem da gravata, jogar o sapo, jogar o Whisky abertura da pista de dança... entre outros que podem existir. Se algum desses atrasa, compromete todos os outros. É claro que uma boa cerimonial terá se planejado para atrasos, mas os noivos ficam aflitos quando as coisas saem um pouquinho da linha, eles não estão acostumados com casamentos, não sabem como é o trabalho de um cerimonial e acabam se desesperando com os imprevistos. Por isso é muito importante que você respeite a ordem dos acontecimentos. Ela foi elaborada junto com os noivos, escolhida por eles e planejada com carinho respeitando cada detalhe da festa, então se precisar invadir um momento importante, fale primeiro com a cerimonial.
7- O lugar que lhe indicarem para sentar é o lugar escolhido pelos noivos
Em alguns casamentos é feita a acomodação ativa, ou seja, todos os lugares são marcados para que os convidados sejam direcionados até suas respectivas mesas. É muito importante que você saiba que a distribuição das mesas, os números, a distribuição das famílias e a escolha do seu lugar, tudo isso foi organizado e decidido pelos noivos. Eles escolheram que você se sentasse ali. Tenha certeza que foi por um bom motivo, você é especial, foi convidada, então sente-se no local indicado e não comente nada com os noivos caso não esteja feliz com o local, eles podem ficar realmente chateados. Se não ficar muito satisfeita com isso, lembre-se que sentar em outro lugar significa ocupar o lugar de outra pessoa, que ficará sem uma cadeira. Pode parecer um pequeno detalhe, mas uma pessoa já conseguiu uma vez acabar com a festa simplesmente porque não queria sentar onde foi indicado. A festa atrasou 3 horas por conta disso.
Você não ficará sentada o tempo todo. Logo estarão todos circulando, conversando e dançando.
Você não ficará sentada o tempo todo. Logo estarão todos circulando, conversando e dançando.
8- Mesas reservadas para pais e padrinhos
Existe uma preocupação dos noivos e organizadores do evento em deixar um lugar reservado às pessoas que estavam participando da cerimônia. Isso porque elas costumam ser as últimas a chegar no salão (caso a cerimônia seja em outro local), e se a cerimônia for no mesmo local que a recepção, é importante reservar esses lugares também, pois os convidados já estarão acomodados enquanto padrinhos e pais estão no altar. Essa reserva é apenas para pais e padrinhos, não envolve a família dos padrinhos. Se a reserva fosse pensada dessa forma, então 90% do salão estaria reservado, afinal os padrinhos são pessoas próximas dos noivos, o que pode significar que suas famílias também, a ponto de serem convidados para a festa. Se você é padrinho ou madrinha, sente-se no local reservado para você e deixe que sua família ocupe uma outra mesa. Aguarde até que todos se acomodem, daí então você poderá trocar de lugar com alguém, caso queira. Se você se sentar em qualquer lugar antes que todos tenham se acomodado, você estará ocupando a cadeira de um convidado que não se sentará naquela mesa reservada, não é uma troca, ele ficará sem lugar. Isso compromete a organização e pode tomar um tempo precioso das cerimoniais, que estarão resolvendo esse problema ao invés de realizar a entrada dos noivos no momento ideal. Pense duas vezes, aquele lugar foi reservado com carinho para você.
9- É comum as fotos tradicionais serem listadas
Listadas significa que há uma lista com todos os nomes que os noivos desejam tirar uma foto. Não quer dizer que eles não querem foto com as outras pessoas, acontece que existem pessoas mais velhas, familiares muito próximos e participantes da cerimônia que os noivos gostariam de "garantir" uma foto, então eles listam para ter certeza que tirarão uma foto antes desses convidados irem embora. Depois eles terão a oportunidade de tirar fotos com todos os convidados, mais de uma até, então fique tranquilo!
10- Não tire a roupa da cerimônia antes das fotos tradicionais
Essa é uma informação muito importante para as crianças (damas, pajens e floristas). É comum os pais dessas crianças levarem uma outra roupa para trocarem depois que a cerimônia acabar, mas não façam isso logo que as crianças saírem, aguardem até que elas tirem as fotos tradicionais com os noivos. Vocês podem também perguntar a cerimonial quando poderão trocá-las, assim não terá erro!
11- Existem muitos profissionais diferentes trabalhando no mesmo dia
Fotógrafos, buffet (cozinheiros, ajudantes de cozinha, garçons e maître), cerimonial, seguranças, DJ. Esses são os profissionais que, normalmente, estão presentes em um casamento. É provável que cada um deles seja de uma empresa diferente, cada um com seus horários programados e protocolo bem montadinho para cumprir cada exigência do casal. Caso precise falar com algum deles, fale primeiro com a cerimonial, ela é a organizadora da festa, faz a harmonização com todos esses profissionais para que todos trabalhem como uma equipe, então ela poderá lhe ajudar sem prejudicar o bom andamento da festa. É claro que isso não inclui pedidos de bebidas e comidas, que devem ser tratadas diretamente com os garçons, que poderão lhe atender com mais rapidez.
12- Cuide dos seus filhos a todo momento
A menos que exista uma pessoa contratada exclusivamente para cuidar das crianças, o que não é comum, a responsabilidade de olhar seus filhos é sua. Existem muitos perigos em um salão de festas: piso liso, bebida que caiu no chão e deixou ainda mais liso, garçons passando com garrafas de vidro para lá e para cá, mesas de vidro pontudas, tapetes que escorregam, velas que podem queimar... enfim. Não é um ambiente pensado para crianças, não é um buffet infantil. Então fique de olho em seus filhos. Os garçons não são responsáveis por eles. Os fotógrafos não são responsáveis por eles. As cerimoniais não são responsáveis por eles. Evite problemas.
13- Se deseja fazer alguma surpresa para os noivos, avise a cerimonial com antecedência
Amigas da noiva, amigos do noivo, prima querida, irmãos, pais... essas pessoas gostam de fazer homenagens aos noivos, falar do passado, falar o quanto são importantes, agradecer, ler algo, mostrar um vídeo, dedicar uma música. Não há nada de errado nisso, desde que seja avisado com antecedência para a cerimonial. Ela indicará o melhor momento para isso, um momento que não atrapalhe o que já foi planejado pelos noivos e que seja ideal para o sentimento que a surpresa despertará.
14- Arranjos de mesa nem sempre podem ser levados para casa
Mas, em alguns casos, não é permitido levar o arranjo. Na maioria das vezes quando o arranjo não envolve apenas flores, mas sim vidros, vasos, ferros, cristais ou outros adornos. Se algum arranjo for levado, o valor será cobrado dos noivos. Então para evitar cenas constrangedoras, pergunte a cerimonial se os arranjos podem ser levados, ela lhe dirá se você pode levar todo o arranjo, apenas as flores ou se não é permitido levar nada.
15- Leve um remedinho para dor de cabeça e má digestão
Prevenir é sempre bom! A comida é sempre uma delícia, a música é contagiante, a ansiedade e o nervosismo costumam surgir, então não custa nada levar um remedinho para não estragar a sua festa. Acredite, ele pode fazer a diferença!
Essas são algumas informações importantes para convidados, padrinhos e pais que farão parte de um casamento. Algumas dessas dicas servem para vários tipos de eventos sociais. São realmente importantes. Respeitando-as, você estará contribuindo para um lindo casamento e para a felicidade dos noivos, que passaram tanto tempo planejando esse dia especial.
Então é isso pessoal, lembrem das dicas, relaxem e curtam a festa!
Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário que eu respondo com prazer! = )
Essas são algumas informações importantes para convidados, padrinhos e pais que farão parte de um casamento. Algumas dessas dicas servem para vários tipos de eventos sociais. São realmente importantes. Respeitando-as, você estará contribuindo para um lindo casamento e para a felicidade dos noivos, que passaram tanto tempo planejando esse dia especial.
Então é isso pessoal, lembrem das dicas, relaxem e curtam a festa!
Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário que eu respondo com prazer! = )
Prima! Amei o post. Tenho algumas dúvidas, será que vc ajuda? xD
ResponderExcluir1) Para a cerimônia civil, qual é o número máximo de pessoas a se chamar (no caso é no cartório)?
2) Se a pessoa não for fazer nenhum tipo de recepção em local próprio, como entregar alguma lembrança (bem casado, pão de mel, etc) na igreja ou no local da celebração? A equipe de cerimonial faz isso ou deve-se contratar um grupo de profissionais específicos?
3) No mesmo caso de não realizar recepção, como receber os presentes no local da celebração sem que fique brega?
4) Para a organização de uma recepção no estilo coquetel ou "bolo e champagne", como organizar as mesas e a marcação para os padrinhos e parentes próximos? Pergunto pois geralmente é coisa rápida onde não haverá uma "festa" de fato.
5) Para famílias onde os pais são separados (meu caso) ou que uma parte da família não se dá bem com a outra mesmo juntos, como organizar as mesas?
6) Para festas realizadas em casa (em alguma varanda pequena, coisa para cerca de 50 pessoas), compensa a contratação de um buffet e de pessoas que fiquem por conta da organização (tipo camareiras e gente pra limpar tudo depois)?
7) Como as pessoas que não foram convidadas para a recepção devem se comportar? (Geralmente quem é convidado vem com um convite específico)
Só isso :)
Adorei esse post, foi bastante esclarecedor e também adorei as questões levantadas pela Andressa... esse é um assunto que acho que poucos sabem, então gera dúvidas ...
ResponderExcluirbjoos