Qual a sua missão?

Não, não estou falando de missão na terra, ou alguma estratégia de guerra. Falo de missão de vida, o que te move? O que você tem a passar para outras pessoas?

Essa é uma das coisas mais empolgantes da minha pós-graduação. Pensar no "eu" é muito mais valorizado do que pensar em mercado de trabalho, técnica ou obrigações. Não sei dizer se esse é o estilo de todos os cursos de pós, mas achei extraordinário como o foco muda. Na faculdade nós éramos disciplinados a ter o conhecimento para aplicar em nossas profissões. Na pós-graduação somos provocados e nos conhecer e nos explorar mais e mais.

Talvez seja uma característica do curso que eu faço, gestão de negócios, que busca nos tornar donos de empresa competentes. Mas talvez seja também o momento que estou hoje, mais madura do que na época da faculdade. Aliás, é interessante pensar nisso, porque me lembro muito bem, logo depois que me formei, uma amiga comentou comigo que a pós exigia mais, que ela não continuou porque não tinha experiência suficiente para lidar com o que era ensinado. E talvez seja isso mesmo, a visão que um curso desse passa exige mais sim, mas não mais experiência profissional, mas mais experiência de vida.


Pois foi exatamente numa matéria desse tipo, que mexe naquele ponto que mais te incomoda, que faz você pensar fora da caixinha, que me levou a pensar em minha missão
Era a primeira matéria do curso. Falava bastante sobre liderança. E em um determinado ponto a professora nos pediu que escrevêssemos nossa missão. Ela conversou bastante sobre o assunto em sala, nos mostrou a missão dela e outras tantas para entendermos. 

Esse foi realmente um trabalho muito difícil para mim. Muitas vezes já tinha parado para pensar no que eu queria para minha vida, mas nunca pensando no que eu tinha a oferecer, no que eu era boa de fato, qual meu caminho. 
Fiquei uma semana, uma semana inteira pensando na minha missão. E só consegui finalizar em uma semana justamente com a ajuda daquela amiga, aquela que me deu o conselho sobre o curso anteriormente. Sem ela não teria conseguido me enxergar tão bem.

Não há fórmulas mágicas para escrever sua missão, mas sim um estudo bem aprofundado do que é uma missão e de quem é você.

No final, percebi que minha missão nada mais é do que algo que já faço hoje em dia, algo que tenho costume de fazer sempre, mas nunca transformei isso em palavras, nunca pensei nisso como algo de bom a ser repassado. Nesse ponto do texto posso revelar a minha missão, pois agora sim conseguirão entender do que estou falando.

Minha missão é proporcionar crescimento a terceiros através da minha capacidade de liderar, despertar confiança e motivar pessoas, guiando-as em direção às melhores escolhas. Agindo sempre com transparência e sensibilidade.

Engraçado, depois de definir minha missão me senti mais forte. Senti que eu tinha um norte para seguir. Algumas das decisões que tenho que tomar na vida ficaram menos complicadas, porque quando tenho que pensar nelas eu lembro da minha missão, muitas vezes a minha missão foi o argumento que eu precisava para tomar determinada decisão.

Mas em alguns assuntos ainda sentia uma falta de apoio, falta de algo em que me basear. Foi então que entendi que eu precisava de uma "visão" para minha vida. Assim como a visão de uma empresa, a Andressa também precisava da dela. E essa foi muito fácil, pois há algum tempo eu já pensava em quem eu queria ser, só percebi que aqueles itens poderiam ser a minha visão, onde eu queria chegar, o meu objetivo. Então os reescrevi. 

VISÃO
Ser um exemplo de mãe para minha filha, um exemplo de pessoa para minha família, um exemplo de esposa para meu marido e um exemplo de profissional para mim mesma.

Vou falar em partes para entenderem bem:


"um exemplo de mãe para minha filha"
Não quero ser a melhor mãe do mundo, não quero que outras mães digam que sou melhor que elas (não podemos comprar uma mãe com outra), não quero que os outros digam se sou boa mãe ou não. O que faço como mãe hoje é para que um dia minha filha tenha orgulho de mim, que olhe para mim e diga que eu sou a melhor mãe do mundo. Esse é o meu principal objetivo.

"um exemplo de pessoa para minha família"
A opinião de pouca gente realmente importa na minha vida, e essas pessoas eu chamo de família. Talvez não tenha relação de sangue, mas considero como família. Ser uma pessoa que minha família admira e tem orgulho é meu segundo objetivo, é importante para mim que eu seja boa para eles, retribuindo o amor que eles me dão.

"um exemplo de esposa para meu marido"
Certo, ainda não sou casada, mas quero ser um dia. Se ainda não sou é porque ainda não estou pronta para isso, estou em aprendizado. Mas a forma como trato meu namorado hoje é como num casamento. Quero fazê-lo feliz, mas também quero estar presente quando ele estiver triste, quero ensinar, quero corrigir se for preciso, quero aprender com ele, quero ser a companhia que ele precisa. Novamente aqui tem a questão de ser um exemplo para meu marido, não é ser a melhor de todas, é ser a melhor para ele, pois para cada pessoa existe a sua perfeição, eu quero ser a melhor esposa para o homem que escolhi para ser meu marido.

"um exemplo de profissional para mim mesma"
A minha vida profissional é importante para mim. Ser reconhecida, alcançar o sucesso, ser referência de algo bom naquilo que faço. Somente eu sei o que passei, somente eu sei da minha luta, por mais pessoas próximas que eu tenha, aquela dor é só minha, ninguém pode sentir por mim, fazer por mim, decidir por mim. Então, no final, é se consigo olhar no espelho e ter orgulho da profissional que sou. Não importa a profissão que tenho. Se for para ser recepcionista, então que eu seja a melhor recepcionista que eu poderia ser, se eu puder olhar para mim e me considerar um exemplo, então terei alcançado meu objetivo. O interessante aqui é que também pratico a honestidade comigo mesma, nada de ficar me enganando, me consolando, papel de coitadinha não me agrada.

O melhor da minha visão é que ela tem uma ordem, e é justamente essa ordem que me ajuda muito nas escolhas que tenho que tomar. Por exemplo: Se eu tiver que faltar a um aniversário da minha filha por conta de um trabalho, então eu escolho não ter aquele trabalho. É uma decisão consciente, com foco no objetivo maior.

E para você que está pensando "e os valores, Andressa?". Esses são a base de tudo, de como agir para alcançar minha visão, para cumprir minha missão. É meu livro de ética.


VALORES 
Dignidade – mantenho meu valor, respeito e honestidade em tudo que faço
Emoção – entendo que minhas emoções são minha energia 
Gratidão – reconhecer o esforço do outro é um ato de amor
Otimismo – olho sempre pelo melhor lado das pessoas e situações
Perseverança – desistir dos meus objetivos não é uma opção, mas sou flexível para adaptar meus métodos 


Uma coisa importante a se comentar sobre os valores é que eles representam como eu quero agir. Não significa que sou sempre assim, se eu fosse seria perfeita, mas ninguém é perfeito. Por isso carrego eles comigo, para tentar acertar mais a cada dia.

Essa visão, missão e valores são minhas referências, respeitando quem eu sou e o que quero. Garanto que escrevê-las abriu meus olhos para muitas coisas. Me fez abandonar atitudes inúteis, abraçar pequenos momentos e viver de forma mais intensa a minha vida.

Compartilhei isso hoje com você porque acredito que também pode te ajudar, pode ser interessante para você, pode te abrir portas que você já tinha esquecido, te fazer trilhar um caminho que você achou que não fosse capaz, mas acredite, você é!

Basta escolher o que quer e caminhar, um passo de cada vez, recuando se for preciso, mas no caminho certo. Porque sem saber onde quer chegar ficamos apenas andando sem rumo, muitas vezes nos distanciando cada vez mais daquilo que nos faz feliz. Por isso eu os instigo a pensar, afinal..... Qual a sua missão?

Um comentário:

  1. Muito bem! vc tem forças para chegar onde quiser, tem apenas que acreditar e seguir seus sonhos!

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo