Namoro, problemas e afins...

Relacionamento? Namoro? Mas quem ela pensa que é para falar do assunto!
Calma gente. Antes de qualquer coisa que deixar claro que eu sou psicóloga, especializada em terapia de casal, com diversos cursos na área de relacionamentos e também tenho uma experiência pessoal bem ampla sobre o assunto! #NOT

É claro que não sou nada disso. O que falo aqui hoje é baseado apenas nas minhas experiências pessoais, que não tem nada de amplo, e em minhas opiniões. Mesmo sem nenhuma daquelas maravilhosas qualificações acima, muitas amigas me procuram quando se trata desse assunto, então vamos ao primeiro do gênero aqui no Meu PSUM!




Afinal, o que é namoro?

Segundo a definição encontrada na enciclopédia moderna (wikipedia) a definição é:

"O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social"

Não confunda namoro com amor. A relação entre eles existe, mas não é essencial (é estranha essa afirmação, mas é verdadeira). Bem, vamos facilitar as coisas e transformar aquele monte de palavras em um termo simples e de fácil entendimento: Test-drive.
Sei que é um tanto quanto bobo, mas tenho certeza que assim conseguirei desenvolver melhor o assunto. Muito bem, então já entendemos que o namoro é como um test-drive, você tem responsabilidades enquanto está dirigindo o carro, no caso de causar algum acidente ou roubar o veículo. Durante o percurso pode analisar o som do motor, a leveza do volante, a maciez do banco, entre outras características que você considera importante para esta compra. Depois que o carro voltou à concessionária, seu compromisso terminou, você não precisa dar satisfação ao carro do motivo de não ter ligado no dia seguinte. Ao mesmo tempo você pode comprá-lo, se o test-drive foi o suficiente para lhe convencer da decisão.



E antes dele...

Que atire a primeira pedra aquela que nunca disse: Poxa, quando mais nova eu era feliz e não sabia!
Você nasceu sem ele, cresceu sem ele, aprendeu a ler, escrever, falar, andar, se vestir, escovar os dentes, se pentear e até se depilou sem ele. Com estes fatos chego a conclusão de que o indicíduo não é primordial para sua existência e felicidade.
Quando você era mais nova saia para brincar com os amigos e passava dias maravilhosos, sem preocupações e quando chegava em casa apenas encostava a cabeça no travesseiro e dormia tranquilamente, sem pensamentos que corroem a gente, sem problemas.
Então você cresceu e os interesses mudaram um pouco, você já valoriza os amigos de outra forma. Agora você tem aquele grupinho que gosta mais, faz parte de uma turma, tem alguns assuntos específicos que rolam nas conversas, você passeia no shopping, sai com as amigas e paquera as vezes.
Quando sua cabeça começa a entender melhor o mundo (entre 12 e 15 anos, depende da pessoa) sua vontade de ter alguém por perto já é maior. Você começa a se arrumar mais, sai para lugares mai propícios à caça, faz charminho e comenta com a amiga o que aconteceu depois daquele beijo.
Antes do namorado chegar você tinha uma vida. O que significa que você é um mamífero capaz de sobreviver sem um parceiro sim!
Contudo, não me entenda mal, não estou dizendo que você deve abandonar o garoto e voltar a pular corda, apenas quero que entenda que antes dele aparecer você já existia. Então tudo que acontece depois de conhecê-lo não pode lhe fazer pensar que se tudo acabar você morre! Não! Olhe no espelho. Você está aí, linda e viva!


Eu e ele!

Ah que lindo! Adoro ouvir histórias de casais, de como se conheceram, como foi a paquera, o primeiro beijo! Acho tudo muito interessante!
Todo casal tem uma história para contar, por mais simples ou improvável que ela seja. Este início de relacionamento é incrível, você dorme feliz, acorda feliz, chora feliz, fica triste feliz... é insano, mas muito bom! Cada casal tem seu jeitinho, uns são totalmente love (eu), outros mais descolados, outros baladeiros, outros bem diferentes um do outro, enfim. Não há um "modelo" certo, porque a questão não é como a pessoa é, mas quem ela está disposta a ser com você!
Sabe aquela velha de história de mudar por conta de um namoro? Então, isso existe em todos os relacionamentos, mas em alguns casos a essência da pessoa some, ela não é mais a Aline, Bruna, Camila, Joanne ou Andressa. Ela se torna a namorada do fulano. Se você chegou ao ponto de não se reconhecer mais como um ser individual, querida é bom ler esse post inteiro mesmo!
Lembre-se do test-drive! Você está dirigindo agora (namorando), você tem responsabilidades e compromissos com este carro (garoto). Cada casal tem suas idéias sobre o que é valorizado nesta relação, mas tem alguns essenciais para qualquer relacionamento saudável:

- Respeito: Acima de tudo, tudo mesmo! O respeito é essencial, mesmo em situações complicadas é preciso manter esse valor intacto.

- Liberdade: A questão de liberdade é um dos pontos mais discutidos numa relação e um dos maiores motivos para separações. A liberdade que o casal tem vai depender muito um do outro, mas ela não deve ser confundidada com desconfiança! Eu acredito que a liberdade deve ser total, total mesmo! A pessoa tem o direito de sair, de ficar em casa num final de semana, de marcar algo sem a(o) parceiro(a). É livre mesmo. Digo isso porque acredito (e vivo isso) que se uma pessoa for proibidade de algo ela terá ainda mais vontade de fazer. Sem contar que você conheceu a pessoa daquele jeito, se apaixonou por ela ser quem é, então não impeça-a de continuar sendo daquele jeito! Se eu fosse falar tudo que penso sobre liberdade ficaria aqui por mais umas 400 linhas, mas deixo para falar mais em um posto futuro. Apenas ressalto que prender a pessoa não terá nenhum (mas nenhum mesmo) benefício nem para você, nem para ela e muito menos para o namoro de vocês!

- Compreensão: Se você acredita que ele sempre vai ligar, sempre vai dar presente no aniversário de 1, 2, 3... meses de namoro, se você acha que ele nunca vai te decepcionar, nunca vai brigar com você e jamais trocaria uma noite de cinema com você pelos amigos então eu digo: Acorde!!!
Meninas, estamos falando de um ser humano, que tem tanto direito de errar quanto nós. Por mais que ele seja apaixonado por você, que te diga isso todos os dias com a maior sinceridade do mundo, ele tem sim o direito de errar e ele vai errar, um dia, de alguma forma! Mas é ai que conseguimos ver a real força deste relacionamento, porque nestes casos muitas mulheres viram uma fera, brigam, choram, não dormem.... gente! Por que tanto drama?
Vamos novamente usar uma outra forma de comparação. Lembram do primeiro beijo da sua vida? Da primeira relação sexual? É a mesma coisa! No início é sempre maravilhoso, perfeito, mágico! Depois de um tempo continua sendo bom, mas você já se acostumou e o impacto é menor. Com o namoro é igual, no início os dois vão se entregar totalmente e fazer tudo para fazer o outro feliz, mesmo que isso signifique fazer algo que não goste. Depois que a convivência aumenta e os dois conversam mais, esses "sacrifícios" são cada vez menores. Mas ao invés de ficar pensando em coisas bobas, vire sua atenção para o valor que ele te dá. Pense naquele dia em que ele lhe deu a blusa num dia de frio, no dia em que ele te beijou de um jeito magnífico sem motivo nenhum, lembre daquela vez em que vocês sairam para jantar e deram muitas risadas.
Por favor, entendam que o relacionamento muda a cada dia e que não é para pior. Não fique lembrando do que passou ao invés de aproveitar esse momento tão interessante.

Você e ele podem viver experiências fantásticas, mas se acontecer algum problema não jogue tudo para o alto, tente conversar, entender e, se for possível, perdoar, desde que estes 3 pontos essenciais lá de cima não sejam afetados! E uma pequena observação aqui: Tudo que falei sobre os problemas que podem acontecer com ele também podem acontecer com você. A pessoa que erra as vezes somos nós e precisamos de humildade para assumir.



Acabou!!! E agora?

Apesar de toda compreensão, liberdade e respeito que existam numa relação, em alguns casos isso não é o suficiente e, um dia, o namoro acaba. Se você já terminou algum relacionamento e está lendo este post é porque aconteceu o que você temia.... você não morreu por isso! Poxa gente, apesar da generalização, sabemos que muitas pessoas perdem o chão quando escutam "terminou". Tanta coisa importante termina e você continua ai, gatona! Então vamos deixar claro desde já: Você existia antes dele e continuará existindo depois dele!
Eu agradeço sempre pelos relacionamentos mal-sucedidos que eu tive, porque eles me trouxeram aqui, e eu estou feliz. É claro que tenho muitos desejos, mas o legal é isso, é continuar sonhando e lutando para conquistar! A cada namoro que eu terminava eu ficava triste como qualquer pessoa (afinal tenho sentimentos), mas quando eu já estava em outra pensava em quanto eu tinha aprendido com aquela experiência e como foi bom ter passado por aquilo. Lembro de cada ex com muito carinho, porque o momento que tivemos juntos foi especial.
Mas algumas podem dizer: eu odeio meu ex! Ele me traiu (mentiu, enganou, foi indiferente, ou qualqur outro motivo cruel da separação).
Ok gente, ele fez isso e vocês tem todo o direito de ficar brava com eles, mas fiquem bravas por um tempo e depois esqueçam, vivam as suas vidas. Se ele foi tão cruel, por que então continuar pensando neste traste inútil, dando a ele a honra de perturbar nosso sono e complicar nossa vida? Não mesmo! Termina e pronto, porque ele violou o primeiro valor essencial: o respeito!

Mas Andressa, ainda não terminei, mas está difícil nossa relação. O que eu faço?
Querida, veja bem. Na teoria um relacionamento existe para que você divida com outra pessoa suas vitórias, alegrias, tristezas em alguns casos. Se seu relacionamento está ruim então, provavelmente, vocês não estão dividindo nada. Ai sou eu que pergunto: Por que você está desperdiçando sua valiosa vida com alguém que não traz o que você procura?
Termina tudo menina. Se o namoro já não funciona como namoro tudo que você ganha continuando com ele é muita tristeza e infelicidade. E talvez um chifre, desculpe dizer, mas é a mais pura verdade. Então pense bem em como está seu namoro, se é só um probleminha que vocês podem resolver juntos ou se houve violação dos 3 valores. A decisão é sempre sua e não há uma escolha correta, porque o correto depende do que você quer para sua vida.



Resgate seu eu!

Feche os olhos por um momento e fique 5 segundos sem pensar em nada!  5...4...3...2...1...0
Pronto, seu cérebro já deu o top de 5 segundos da Globo, agora já pode iniciar um novo programa (se não entendeu veja aqui).
Olha, minhas recomendações para um fim de namoro são bem simples. Começando por organizar sua mente, ou seja, tente entender porque isso aconteceu, converse com amigos, chore no banho, pense de noite, mas apenas para entender e aceitar que terminou. O processo é rápido, se tiver apoio de amigas fica ainda melhor!
Não pense "eu nunca vou conseguir esquecê-lo", porque eu realmente espero que não esqueça. Ele fez parte de sua vida e continuará fazendo, mas no passado! Você não deve esquecer nada, apenas seguir em frente. O momento em que você fica solteira é ideal para associar com festas, baladas e muito beijo na boca, mas eu peço que olhe no espelho antes e reafirme quem é você, do que gosta, porque gosta, quando gosta, o que você tem, o que quer ter e qual seu plano de vida! Se você identificar que aquelas atitudes combinam com você, com seu gosto, então vá em frente. Apenas desaprovo que mude sua personalidade por conta de um simples fim de namoro. Agora vamos ao exercício mais difícil: Encontrar-se.



Possivelmente as fotos de seu orkut, do seu quarto e até o seu wallpaper podem ter algo sobre ele. É possível também que vocês tenham contato sempre, porque estudam, trabalham ou moram no mesmo local. Acredito que ao olhar em volta, neste momento, você encontrará algo que te faça lembrar dele. Nada disso importa, nada! Se você vai tirar as fotos do orkut tudo bem, isso não influencia na sua vida, mas quanto ao trabalho, escola, amigos, estes sim você deve preservar. Porque agora estamos falando sobre você, aquela mulher que estudava, trabalhava e tinha amigos antes dele surgir. Estamos falando agora sobre uma oportunidade de repensar seus objetivos, de resolver seus problemas pessoais e dar mais uma chance à você!


Considerações
Pessoal, apesar de tentar falar de váris situação e diferentes tipos de casais, as opiniões que citei neste post precisam ser adequadas à sua realidade. Pegue as idéias principais do texto e encaixe em sua realidade. Só tome cuidado para não se enganar, porque adequar tudo isso à sua vida significa pensar em cada detalhe e as vezes nossa mente não aceita a verdade e distorce alguns fatos apenas para nos manter na zona de conforto, mas não se deixe enganar, não minta para si mesma. Acredite em você, em tudo que tem a oferecer e na mulher maravilhosa que é, e eu sei que você é tudo isso!

Ufa...... depois de três horas e meia escrevendo eu terminei este post. O que acharam? Bem, espero que ajude de alguma forma! Grande beijo meninas lindas!

Um comentário:

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo