Sou sócia do Clube Bonfim e faço ginástica por lá. Mas ultimamente muitos esportes e atividades novas estão surgindo, parece que a nova presidência está trabalhando bem. Dentre essas atividades, está a dança do ventre. A professora Cláudia é quem nos guia nessa nova aventura. Sou suspeita em falar, por isso resolvi trazer para vocês algumas informações importantes sobre a dança:
Existem aspectos físicos e psicológicos, abaixo coloco todos os que eu conhecia e outros que encontrei em minha pesquisa:
1. Fortalece a memória, previne o Mal de Parkinson e Alzheimer;
2. Estimula a sensualidade e melhora a autoestima;
3. Combate a depressão, estimula o convívio social e a alegria de viver;
4. Dá vitalidade e alivia os sintomas da menopausa;
5. Relaxa o corpo, alivia a insônia e combate o estresse;
6. Melhora articulações e o tônus muscular;
7. Aumenta a feminilidade, a vaidade e a autoestima (isso melhora mesmo pessoal, comprovado por mim);
8. Alivia o mal-estar e a prisão de ventre;
9. Uma aula de dança do ventre propicia queimar muitas calorias, auxiliando no processo de emagrecimento (queima muito, engana-se quem pensa o contrário);
10. Tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos;
11. Aumenta e ativa a circulação sanguínea;
12. Trabalha as articulações, melhorando seu condicionamento;
13. Proporciona a reeducação postural (recomendado para quem tem probleminhas de coluna como eu);
14. Aumenta a flexibilidade e resistência física;
15. Desenvolve a coordenação motora e melhora o eixo de equilíbrio;
16. Cria um estimulo para dietas saudáveis, no sentido de potencializar seu visual; entenda-se isso, por criar uma disciplina nos hábitos alimentares e não cair em dietas mirabolantes sem resultados positivos;
17. Desenvolve a capacidade de ressaltar seus pontos interessantes e atenuar os menos favorecidos, trazendo um bem estar com o próprio corpo. Ou seja, você aprende mais sobre seu corpo;
18. Promove na mulher a aceitação de si mesma como ser encantador, diferenciado e belo;
19. Desenvolve a agilidade mental, concentração e atenção tanto na música quanto nos movimentos;
20. Estimula a criatividade;
21. Aumenta a flexibilidade e alongamento;
22. Auxilia no processo de desinibição e superação da timidez;
23. Ajuda a atingir um equilíbrio natural de sensualidade, longe da vulgarização;
24. Desenvolve a expressão;
25. Contribui para o alívio do stress e das tensões cotidianas;
26. Permite um intercâmbio cultural com o mundo árabe.
Além disso, a dança é extremamente prazerosa, é um momento que temos apenas para nós, para cuidar de nossos corpos e mentes. Da primeira vez que fiz, percebi que em um mês minha cintura ficou nitidamente mais fina, os contornos da região do ventre ficaram mais acentuados e sensuais... pena que depois de um tempo sem praticar eu acabei perdendo aquela cintura, mas essa é minha primeira meta agora que comecei a dançar de novo.
E por último, acho importante desmentir a ideia de que a dança do ventre causa barriga. Isso é mentira meninas. O que pode ocorrer é você ser mal orientada e começar a dançar com a coluna na posição errada, o que acaba jogando o ventre para frente e facilitando com que a gordura de seu corpo se posicione ali. Por isso cuidado, a coluna é de extrema importância para a dança e deve ser tratada com muito cuidado.
Para quem estiver interessado existem muitas professoras boas por aí, procure fazer uma aula experimental e observe se ela te ensina a dançar juntamente com os significados dos movimentos e os costumes e tradições árabes, porque essa dança deve ser respeitada como uma bela arte e não ser banalizada como mais um artifício erótico. No Clube Bonfim você pode fazer a dança também. Se for sócio é R$ 20,00 e se não for é R$ 40,00. Um valor super em conta.
*Segredinho - até o fim desse mês as aulas são gratuitas, aproveite para conhecer)
Aproveito para deixar aqui para vocês um vídeo que sempre me inspirou, um dia vou dançar como essa menina: Elemento água - dança do ventre. Então é isso! Aproveite, se jogue!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConfirmo que a dança é realmente uma fonte de prazer e tudo mais que vc citou. Recomendo.
ResponderExcluirAndressa excelente iniciativa, apoiado viu? Realmente está mais do que comprovado que a dança do ventre é ótima para as mulheres, além de ser muito sensual nos ajuda em tantas outras coisas que dá até vontade de começar a dançar já !
ResponderExcluirBeijos linda !
Fico feliz que vc tenha voltado a fazer uma atividade que gosta. É mt importante os exercicios né? Aliado a prazer melhor ainda.
ResponderExcluirBjoo